Re: Descrição de modulos

2010/6/2 Adriano Leão Lima <leaolima.7@gmail.com>:
> Boa noite Srs,
>
> Gostaria de saber se alguem pode indicar algum site que tenha algunha
> descrição do que certos modulos do kernel faz, a função de cada um deles, de
> forma generalizada. Pois tenho dificultades de desativar alguns modulos em
> meu Lenny que seja de uso fundamental para o sistema.

Adriano,
Existem mais de 2126 modulos em um kernel para x86.
Cada modulo pode ser um device driver para algum dispositivo de
hardware, outros fazem parte a infra-estrutura do sistema (abi, api,
kernel).
Grande parte dos modulos (ou partes do kernel) tem a descrição de sua função.
Essa descrição pode ser vista por exemplo nas opções de configuração
da compilação do kernel (Source, código fonte).
Também e possível ver a descrição do modulo usando o utilitário modinfo.
exemplo:
~$ /sbin/modinfo ehci_hcd
depends:        usbcore
Que e o device driver para as controladoras USB 2.0, e depende do usbcore.
O usbcore não tem a sua descrição, mas pelo nome da para dizer de que
se trata de um modulo da infra-estrutura, responsável pelo
gerenciamento das portas USBs.

~$ /sbin/modinfo usb_storage
usb_storage e o device driver para dispositivos de armazenamento usbm
tais como: pendrive, hdd externo, leitores de cartão de memoria, etc.

Acho que era isso que o Sr. Queria.

Para entender melhor muito desses módulos, teria que fazer um curso de
engenharia elétrica (eletrônica), com enfase em informática*. (ou
Ciências de Computação, mais direcionado a hardware*). Ou ler muito.

Módulos são carregados por demanda, ter eles no disco, não quer dizer
que esteja de fato carregado na memoria ram.
Espero que saiba a diferença entre memoria ram e memoria de
armazenamento (permanente), muita gente [con]funde as duas.

* Arquitetura de computadores.

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br