Re: LTSP: Sugestão para estabelecimento de um servidor

Olha só, também já tive problema de corrompimento com ltsp e reiserfs! Mas com o ext3 e ext4 tudo funcionou bem, sem corrompimento de dados. E pela configuração do computador, imagino que nem de lxde você precise. Dá para deixar kde/gnome mesmo.
Quanto a esse problema do shutdown, eu ja indiquei resposta aqui[1]
abs,
Gustavo
[1] http://www.mail-archive.com/ubuntu-br@lists.ubuntu.com/msg64726.html

2010/4/22 Nei Moreira <neivfmoreira@gmail.com>
Em 22 de abril de 2010 10:32, Helio Loureiro <helio@loureiro.eng.br> escreveu:
>      Resolvi experimentar o LTSP para ver se o período de formatação das
> máquinas por problemas de vírus paravam.
>      Inicialmente, o efeito desejado foi atingido. Acabei formatando
> novamente, não por problemas de vírus, mas sim por corrompimento do sistema
> de arquivos ocasionado pelo mau desligamento.

Corrompimento de fs é algo que não deveria acontecer, de forma alguma.
 Se estiverem com journalling, e mesmo assim continuar com problemas,
troque o fs para EXT2 e modo síncrono.

Outra alternativa é utlizar um disco compartilhado via drbd.

--
[]´s
Helio Loureiro

     Helio,

     A partição onde se deu o corrompimento foi a raiz do sistema "/". Que estava em "reiserfs".
     O desligamento a que me referi estava sendo através do botão "power".
     Experimentalmente, desabilitei o shutdown ou reboot para um usuário comum, através do kdm, para evitar que alguém desligasse ou reiniciasse o servidor acidentalmente enquanto algum outro usuário estivesse logado no sistema. Isso também porque o servidor também estava sendo empregado como estação de trabalho. Então, toda vez que alguém estivesse empregando o servidor, tentasse desligar ou reiniciar a estação, aparecia uma janela para inserção da senha de root para confirmação, exibindo, também, os usuários logados no sistema. Quando era então calcado o botão "power" do gabinete para um desligamento efetivo.
     Problema que foi surgindo como consequência, é que nem todos os usuários sabiam da diferença do calque do detalhe do botão "power", onde para desligamento do sistema basta apenas um leve aperto de 1 seg de duração e para desligamento abrupto, um calque de 5 seg.
     A configuração anterior durou em torno de 2 meses e meio até o momento onde se deu o problema.
     Por isso, nesta nova implementação, pretendo usar os erros para melhorar o sistema e empregar também as experiências e soluções que estou encontrando através das dicas do pessoal e pesquisas pela Internet.
     A questão que levantou do disco compartilhado, não conhecia. Se você tiver algum link para leitura sobre o assunto "drbd", seria interessante.
     Abraço,

Nei Moreira