Coisa esquisita: no mesmo link (wlan) o IE e Windows Live conectam normalmente, mas Iceweasel e aMSN/Empathy não

Estou na seguinte situacao:

O predio tem um link ADSL e esse link é distribuido para os APTOs por
meio de router com cabo. Cada APTO tem um IP fixo. O admin da rede, um
moço contratado pelo sindico, montou uma série de filtros e fechou
todas as portas de modo que so se consegue o básico. Tudo bem! Por 20
reais nao daria para querer muito.

Nos APTOs onde tem mais de um micro, os usuarios dividem o ponto por
meio de um outro router, como é o meu caso. Temos dois notes e a noite
dividimos o link interno. Isso diminui a velocidade disponivel para o
APTO por 2.

No nosso caso, temos um TP-LINK wireless conectado ao link do predio
com o IP fixo destinado ao nosso APTO. O IP fixo do predio é 10.x.x.x
com mask 255.255.255.0 e o nosso TP-LINK serve IPs 192.168.x.x com
mask 255.255.255.0

Problema

O meu amigo tem o win7 instalado no note dele e ele consegue navegar e
conectar o messenger live com facilidade e com certa velocidade.

Eu uso Debian testing, Iceweasel, aMSN e Empathy e nao navego em
alguns sites, nao conecto na rede msn com o aMSN e nem com o Empathy.

O Iceweasel nao conecta no mail.yahoo.com.br de jeito nenhum. Nao da
nenhum erro. Se eu acesso o site
http://www.hpdopassat.net/forum/index.php?act=SF&f=7 e tento postar um
novo topico, o Iceweasel mostra a tela de baixar arquivo perguntando
onde eu quero salvar o arquivo 'index.php'

O aMSN e o Empathy dizem que houve um erro de rede e nao conectam.
Mas, se eu acesso o msn pelo eBUDDY
(http://web.ebuddy.com/?startsession=1), conecta normal!

O incrivel é que no meu trabalho, durante o dia, tudo funciona
maravilhosamente bem.

Pergunto: tem como o admin da rede, um moço contratado pelo sindico,
barrar meu acesso "identificando que eu uso Debian ou Linux"? Por que
no mesmo link o meu amigo que tem win navega e conecta normalmente.

Se sim, como posso fazer para porvar a ele que essa sacanagem esta acontecendo?

Se não, como posso fazer para descobrir o problema real?

Muito obrigado

--
Marcelo
Linux user number 487797