Fwd: Documentar Servidores

---------- Forwarded message ----------
From: Leonardo Andrade <aaaleonardolists@gmail.com>
Date: 2010/3/29
Subject: Re: Documentar Servidores
To: Moksha Tux <govatux@gmail.com>

Pense em documentar de seguinte forma: e se der um piripaque coletivo
na equipe amanhã, outras pessoas poderão dar manutenção no que foi
feito e saber a forma como os serviços foram projetados? Quais são as
perguntas que mais são feitas e a equipe nunca sabe (e deveria saber)
responder de pronto?

Para especificações de hardware, SO, kernel... eu acho que é mais
adequado um sistema de inventário como o OCSng Inventory. Essas coisas
mudam com certa frequência, principalmente se forem estações de
trabalho.

Agora, quanto a serviços e instalações... gosto de deixar bem
documentado passo-a-passo, inclusive explicando porque algumas
alternativas não foram usadas. Para que no futuro, quando o ambiente
mudar, a pessoa possa saber porque foi feito como X e não Y e poder
avaliar se é adequada uma mudança nas configurações, dependendo do
novo cenário. Também é importante documentar procedimentos. Wikis são
bem legais pra essas coisas, porque você sempre pode estar melhorando
a documentação de uma forma bem fácil. Eu gosto bastante da mediawiki,
mas existem outras boas alternativas.

Documentação é um processo que vale muito a pena.

[]'s,

Leonardo Andrade.