Lirc

Oi pessoal ,
Estou usando um notebook hp dv5 , consegui instalar normalmente o lirc , o controle funciona perfeitamente para trocar , reproduzir musicas etc .
Mas eu gostaria de utilizar as teclas para outras funcionalidades , como por exemplo:

play/pause executar a letra A .
stop executar um determinado software .

Dentro do /etc/lircd.conf eu coloquei http://lirc.sourceforge.net/remotes/hp/HSTNN-PRO7
Gostaria de saber o que exatamente faz o lircd.conf , e o que faz o  /root/.lircrc

O mode2 funciona , aperto o botão do controle remoto e ele aparece alguns caracteres. O que eles me indicam? que é esse o codigo do botão que estou clicando .. e é em cima desse codigo que eu tenho que criar minhas funções?

peço dicas , sugestões e links uteis para pesquisas .

desde já agradeço

att

--
Frederico Martins P Junior