VPN - OPENVPN quebrando cabeça

Boa tarde !
Recebi um trabalho de criar uma rede vpn com o openvpn, mas me solicitarão que passe tudo por ela inclusive o trafego da internet que usa proxy.
Após varios testes descobri que se eu deixar na configuração do servidor o mesmo ip da rede do servidor eu consigo acessar a internet usando o proxy, mas não navego, e se eu coloco outra rede por exempo 10.0.8.0 eu pingo mas não navego.
o estranho é que de vez em quando como eu estou fazendo alteração no servidor e mudo o ip em server  eu pingo e navego, mas de uma hora para outra ou se eu reinicializo o cliente ele para ou de navegar ou de pingar.
alguem sabe como posso fazer para deixar funcionando o servidor com a internete e acesso a rede interna ?
obs nas regras de firewall inclusive ja apontei p o servidor de proxy.

--
Att

Anderson Bertling