Re: Re: Opinião compra hardware

2010/2/25 Marcelo Laia <marcelolaia@gmail.com>:
> Rodolfo,
>
> Muito obrigado. Ja fiz uma pesquisa na net e vi que terei que instalar
> do zero. Alem disso, vou ter que verificar se todos os programas que
> eu uso ja foram portados para 64 bits, pois, as bibliotecas sao
> diferentes.
>
> Abracao
>
> Marcelo

Olá, Rodolfo. Sim, você está enganado. Para os processadores Intel
para desktops e notebooks, deve-se usar o amd64, também, conhecido
como x86_64[1]. O ia64 [2]  é para a arquitetura Itanium que foi
vendida em alguns processadores para servidores; acredito que a
maioria dos processadores para servidores comuns da Intel são Xeon
x86_64.

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/X86-64
[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Itanium

Parece-me que os repositórios para amd64 do Debian estão bem recheados
agora, de forma que os programas mais comuns devem existir nos
repositórios e bem atualizados. Mas é sempre bom verificar se os
programas que você usa funcionam e se o hardware que você usa tem
drivers disponíveis para x86_64.