Inconsistência entre uso de HD e quota.

Prezados usuários, estou tendo um problema no servidor local de homedirs (se trata de um esquema "básico" de exportar e importar diretórios usando NFS). O servidor (rodando kernel 2.6.18) exporta um sistema de arquivos e os clientes (rodando kernel 2.6.27) o importam.

Então, o problema é que alguns comandos que mostram o uso do HD (por exemplo, du e df) e outros comandos que mostram a quota de um usuário qualquer (por exemplo, repquota e quota) estão mostrando resultados diferentes. Ou seja, um usuário (por exemplo, usuario1), segundo o du, está ocupando apenas 19584 bloques e, segundo o quota, está ocupando 144960 bloques.

Esse comportamento não está associado a um usuário específico, se trata de um problema "geral", e podemos "resolver" o problema executando quotacheck periodicamente. É como se ao longo do tempo houvesse uma discrepância cada vez maior entre os dados mostrados. Isso quer dizer que assim que o quotacheck é executado, tudo fica certo, mas depois de um tempo X (não posso dizer se X é dias, semanas ou meses, mas supomos que é meses) a inconsistência aparece.

Outro detalhe importante é que dá na mesma executar todos os comandos diretamente no servidor ou num cliente qualquer.

Sugestões?

Obrigado.
--
Miguel Da Silva