checagem forçada

Galera, um salve pra todos.
Meu Lenny começou a apresentar os seguintes sintomas:

toda primeira vez do dia em que ligo a máquina, durante a inicialização ele avisa que o hda1 está 2954 dias sem ser checado, e força uma checagem e após concluir dá uma msg de falha, volta pro grub e reinicia, só que agora normalmente sem checagem. Se desligo a máquina durante o almoço, ao ligá-la novamente dá o mesmo sintoma, só que desta vez sem reiniciar, continuando o boot após o término da chegagem. Na manhã seguinte, tudo ocorre novamente como descrito acima. Já dei uma googada e não encontrei nada que me ajudasse. Alguém ja passou por isso? Ah sim, a máquina é dual boot com o sistema proprietário.

Julio.

PREFEITURA DE ITAJUBÁ - 2009-2012