problema no fakeroot

Aproveitando a deixa, eu notei ultimamente que não consigo criar o arquivo
.deb do kernel compilado, com o procedimento que o Renato mostra. Sempre o
fiz desse jeito, mas ultimamente ele pára com mensagem de erro.

Depois de quebrar muito a cabeça eu vi que, com permissão de root (usando
sudo no lugar do fakeroot, p/ exemplo), o .deb é criado sem erros. Porém é
chato ter que usar permissão de root apenas para compilar programas, além
de ser potencialmente perigoso.

Alguém tem enfrentado problema semelhante?

--
Flávio M. Matsumoto
UFPR - ET - Departamento de Química