som reconfigurando toda vez que desliga o sistema

Gente,

Toda vez que desligo a máquina e volto a ligar, o som volta sempre
numa mesma configuração. Não adiante trocar que volta sempre igual.

O manual do miniaplicativo de volume do gnome é super-resumido. no man
do alsamixer também não fala nada a respeito.

Estes são os pacotes relacionados ao alsa que tenho na minha máquina:

$ dpkg -l '*alsa*' | grep ^ii
ii  alsa-base                              1.0.20+dfsg-1
ALSA driver configuration files
ii  alsa-utils                             1.0.19-2
ALSA utilities
ii  gstreamer0.10-alsa                     0.10.23-2
GStreamer plugin for ALSA
ii  libpt-1.10.10-plugins-alsa             1.10.10-3
Portable Windows Library Audio Plugin for th
ii  libsdl1.2debian-alsa                   1.2.13-4+b1
Simple DirectMedia Layer (with X11 and ALSA
ii  libwine-alsa                           1.0.1-1
Windows API implementation - ALSA sound modu

Tenho outro laptop aqui, com hardware diferente, mas debian bem
parecido, que não apresenta este problema.

uso testing

Fred