Re: controle de banda

Olá Joao Carlos

Continuo tendo o mesmo problema, sempre o erro:

sys/q_show.c:40:24: error: asm/bitops.h: arquivos ou diretorio nao encontrado
In file included from sys/q_show.c:43:

Joao Carlos Moura - CRDUSA escreveu:
Oi Mauricio tenho segue o texto abaixo, comigo funcionou sem problemas.
[]'s

Quinta-feira, 23 de Agosto de 2007
Instalando e Configrando o HTB Tools no Debian Etch
Atualmente administradores de redes de computadores procuram por tecnologia em softwares (aplicativos) e em equipamentos para melhor atender suas necessidades de gestão. Nós como usuários da Internet, e administradores, procuramos cada vez mais grandes velocidades no nosso acesso a rede mundial de computadores. As Empresas contratam alta velocidade para atender a necessidade do seu negócio. Como controlar a sua Banda da Internet para que funcionários não aproveitem para realizar aqueles downloads de filmes, mp3, etc?

HTB Tools é um software que atende essa necessidade, tem como principal função controlar a velocidade da Banda da Internet que chega na sua empresa, fazendo com que cada estação de trabalho possa usar a banda que lhe foi concedida, sem comprometer sua rede.

Nesse Guia rápido de Instalação utilizaremos um servidor com sistema operacional GNU/Linux Debian Etch.

1 Passo: Download do Pacote HTB Tools.

Acesse http://htb-tools.arny.ro/download.php
Escolha o Pacote HTB-tools-0.3.0a (stable)
Salva no diretório de sua preferência.

2 Passo: Utilizando apt-get para instalação de Pacotes Extras.

Abra um Terminal como root instale via apt-get tais pacotes:
- libncurses5-dev
- kernel-package
- gcc
- make
- iproute
- dialog
- flex

3 Passo: Mão na MASSA.

Descompacte o HTB Tools.
# tar -xvzf HTB-tools-0.3.0a.tar.gz

Entre no diretório.
# cd HTB-tools-0.3.0a/

Crie esse diretório. HTB Tools utiliza para copiar arquivos da sua compilação.
# mkdir /usr/local/man/man8

4 Passo: Compilação. Execute esses comandos sem hesitar.

# make full
# make clean
# make all
# cp q_* /sbin/

Levante esse Módulo.
# modprobe cls_u32

5 Passo: Arquivos de configurações.

/etc/htb/eth0-qos.cfg
/etc/htb/eth1-qos.cfg

Digamos que sua REDE esteja assim:
| Internet |----> |(eth0) Seu_Servidor_LINUX (eth1)|----> | Rede_Local |

Com essa informação, podemos concluir que sua Rede Local conecta pela Eth1 (Interface/Placa de Rede do Servidor). A banda de cada estação de trabalho será configurada no arquivo /etc/htb/eth1-qos.cfg.

Exemplo de Configuração:

class class_1 { # Classe RAÍZ
bandwidth 1024; # Sua banda Contrata Valor em Kbytes
limit 1152; # Pode colocar um valor acima da sua Banda TOTAL
burst 2; # Valor Padrão para rajada de pacotes
priority 1; # Valor Padrão para prioridade dos pacotes

# Cada estação de trabalho deve possuir uma classe dessa

client EstacaoJoao { # Nome da Estação do funcionário João
bandwidth 108;
limit 128;
burst 2;
priority 1;

upload 56; # Taxa de UPLOAD

dst { 192.168.1.10/32; }; # IP/Mascara da estação de trabalho*
};
};

class default { bandwidth 16; }; # Banda default, caso a estação não possuir classe de banda acima.

* Porque utilizar /32 se minha REDE é /24? Esssa pergunta já responde, porque senão essa classe irá fazer o controle da sua REDE LOCAL inteira, e não de cada estação de trabalho. Se colocarmos /24, o HTB Tools irá fazer com que TODA sua REDE LOCAL utilize só 108kbps e não seus 1024kbps de Banda contratada. Com /32 só essa estação de trabalho utilizará 108kbps deixando o restante da Banda para sua REDE LOCAL.

COMANDOS DE START/STOP E VISUALIZAÇÃO DO CONTROLE DA BANDA

Lembre! Todos esses comandos como usuário root do sistema.

Comando para executar o controle da Banda.
# htb eth1 start

Parar o controle da Banda.
# htb eth1 stop

Visualizar o controle de Banda.
# htb eth1 stats

Garanto que a partir de hoje sua banda da Internet será bem mais aproveitada.

Até mais ver,...

----- Original Message ----- From: "Mauricio Rocha" <mr.fariasneto@gmail.com>