Problema com gnome-screensaver

Saudações amigos,

esta é a segunda vez que tenho problema com o gnome-screensaver, e a primeira só foi resolvida quando reinstalei o debian.
estou com o lenny com kernel 2.6.26. O problema é que desde que mudei a minha senha, quando travo a tela e tento logar novamente, o gnome-screensaver fala que a senha não está correta, e a única maneira de destravar é matando o processo pelo tty1.

já tentei trocar a senha pela interface, pelo passwd, e tentei rodar o dpkg-reconfigure gnome-screensaver, porém, nada resolveu o problema.

Fiz umas pesquisas no google e o máximo que achei era que poderia ser um problema com o PAM, e nao com o gnome-screensaver.

Alguém pode me ajudar com esse problema?

[]'s