offtopic - Dúvidas sobre atalhos de teclado no gnome

Fala povo,
Comecei a usar o gnome recentemente. Gostaria de ajuda para definir atalhos de teclado.
Por exemplo:

- Consegui definir atalhos para maximizar e minimizar janelas. Usei o Sistema >  Preferências > Atalhos de Teclado. Só que ele não me deixa conjugar a 'tecla win' com nenhuma outra (ele chama de Super L). Sem a tecla win tive que usar o Control, o que sobrescreve outros atalhos que eu usava. Como faço pra poder conjugar a tecla win com outras e definir atalhos com ela?

- Onde posso definir atalhos de teclado para abrir programas?

valeu!