Re: Virtualização

Muito obrigado Felipe.

2009/4/6 Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw@funlabs.org>

On 02-04-2009 12:38, Flávio Barros wrote:
> Pessoal, bom dia a todos.
> Aqui na empresa estamos pesando em virtualizar o nossos servidores
> (banco de dados, DNS, DHCP, etc.).
> Qual tecnologia você acham mais confiável ? Xen ou Vmware ?
>
> Levem em consideração o hardware a ser utilizado, facilidade de operação
> e manutenção,  estabilidade, licença, etc.

       "There is no silver bullet".
                       -- Fred Brooks

       *Você* é a pessoa que deve levar em consideração o hardware
a ser utilizado, ninguém poderá fazer isso por você, todos nós
podemos dizer que você *deve* usar máquinas com 4 núcleos e pelo
menos 64GB de RAM, se isso não for uma realidade pra você, todas as
análises e comentários não lhe serão úteis.

       Sua pergunta é baseada em Xen e VMWare, mas você está
ignorando uma promessa importante que é o KVM, que tem recebido
mais atenção do pessoal do kernel e tem sido adotado pela Red Hat.

       O BrOffice.org tem usado virtualização em sua infraestrutura
hospedando outros 5 projetos com sucesso, a solução adotada foi o
Xen, a questão além de histórica, o KVM não estava disponível na
época, é filosófica, o VMWare não é exatamente um modelo de Software
Livre (ou de empresa que sempre apoiou o Software Livre).

       Você pode virtualizar *várias* máquinas em 1GB de RAM, você
pode fazer cada uma delas com 64MB ou uma com 512MB e quatro com
128MB, essas são apenas decisões práticas.

       Sua solução está em testes e referências, em verificar a
comunidade, as ações do passado e as ações do futuro, eu recomendo
a leitura dos artigos na wikipedia sobre Xen e KVM, e os vários
links que eles têm para outras comparações, em especial a
comparação entre plataformas de máquinas virtuais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_platform_virtual_machines

       Além da Wikipedia, veja a comparação no KernelNewbies:
http://virt.kernelnewbies.org/TechComparison

       Veja o excelente artigo do André Lopes (andrelop) sobre
virtualização hoje e amanhã:
http://www.andrelop.org/blog/2009/02/22/virtualizacao-em-linux-hoje-e-amanha/

       Em última análise, é *você* quem terá que sustentar a
tecnologia de virtualização escolhida, não vai funcionar muito
bem voltar pra lista e dizer: "Putz! Eu quebrei a cara escolhendo
a solução V, mas vocês disseram que ela era tão mais bonita e
funcional que a solução X que eu nem pesquisei sobre X ou K."

       Em resumo, Xen é sólido e livre, mas tem tido problemas
pra adentrar no mainline do Linux, enquanto que KVM tem sido
rapidamente aceito e parece prometer bastante para o futuro.
Não se esqueça que há outras soluções como VServer e VMWare.

       Boa sorte. :-)

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)