Relatório com tamanho de arquivos

Olá pessoal,

Estou criando um script de backup que ao final gera um relatório com algumas informações, entre elas quero saber o espaço ocupado pelos arquivos.
Estes arquivos ficam distribuidos em várias pastas diferentes.
Eu não preciso do tamanho de cada arquivo e sim do espaço total ocupado.
Eu criei a seguinte rotina:
DIA=05
HD=/trans
ORIGEM=$HD/[uU]suarios/*/$DIA

du -ms $ORIGEM |cut -d/ -f1|tee tamanho.txt
for AUX in `cat tamanho.txt`;do
        TOTAL=$[TOTAL+AUX]
 done
TAMANHO=$[TOTAL / 1024]

A grosso modo o du -ms le o tamanho de cada arquivo onde o tamanho em MB é recortado e gravado no .txt que depois é lido pelo laço for que faz a somatória dos tamanhos e ao final converte para GB.

O problema que descobri é que o resultado desta divisão vem apenas em formato inteiro. Então se o espaço ocupado for de 1,9Gb vai aparecer apenas 1 GB.

Dá para ver o resultado em MB, mas gostaria saber sé há alguma forma de contornar este "probleminha". Se souberem de outro caminho para atingir este mesmo resultado eu agradeço sugestões.

Desde já obrigado.

Abraço,

Pedro
User Linux # 398043