Teclas de volume no notebook

Olá pessoal. Eu tenho um notebook LG R400 tenho o Debian Lenny instalado com o KDE sendo o desktop padrão.
O notebook possui 3 botões para ajustar o volume, um aumenta o outro diminui e o terceiro ativa/desativa o mute.
Só que no kde não estão funcionando... Achei que era incompatibilidade mas quando eu fiz uma instalação com o gnome eles funcionaram normalmente.
Alguém tem alguma sugestão de o que poderia fazer para fazê-los funcionar no KDE também??
Meu KDE é o 3.5.9.
Só como curiosidade ano passado percebi o mesmo resultado usando o Opensuse (usei ele um tempo antes de voltar para o Debian)