Re: NAGIOS ou CACTI?

Então o foco do nagios é monitoramento de rede, o cacti para gráficos com dados snmp como scripts locais é bom e simples de usar. Já o zabbix é muito bom, para gráficos e monitoramento é bem completo e facil de expandir, você pode inserir os hosts e itens para coleta de dados e apartir disso gerar triggers e ações para dispararem certos eventos quando acontecer alguma coisa, como por exemplo enviar um sms quando a fila do servidor de e-mails está muito cheia, e também gráficos e mapas de rede. Os dados podem ser coletados via snmp ou via comandos configurados no cliente do zabbix, o cacti é bom mas o zabbix é bem completo, é trabalhoso até você criar um template para seus hosts mas o resultado é bem melhor.