Re: Virtualização com Oracle

Oi Edson,

2009/1/28 Edson Marquezani Filho <edsonmarquezani@gmail.com>:

> Na verdade, o principal que quero fazer é eliminar um monte de
> máquinas (de procedência e configurações diferentes) e rodar tudo em
> cima de um único servidor. O ambiente é meio heterogêneo, tem serviço
> que roda em cima de Linux (mais de um servidor, com distros
> diferentes) e outros em Windows.
> Eu gostaria colocar tudo pra rodar em máquinas virtuais num hardware
> de servidor de verdade.

Para isso, a virtualização é uma ótima opção! Tanto o Xen, quanto o VMWare
Server [1] são duas grandes possibilidades de você ter um ambiente bastante
estável e com boa performance, tanto em relação à utilização de recursos
quanto à qualidade na resposta dos serviços.

Também, você pode optar por utilizar o Linux VServer [2], se possui muitos
sistemas que rodam em linux. É um patch no kernel que possibilita você
a simular vários sistemas em camada de usuário, utilizando o mesmo kernel,
no qual o seu sistema está rodando. A performance é incrível.

> Mas, fui advertido a respeito de rodar SGBDs em sistemas
> virtualizados, e por isso, gostaria de saber se alguém faz ou já fez
> isso ?

Sinceramente, é desaconselhável você utilizar qualquer tipo de virtualização
quando o negócio envolver _performance_ em sistemas críticos ou ambientes
com SGBD. A virtualização em si, não permite você utilizar todos os recursos
da máquina e se ter a mesma performance do sistema real.

Mas se o banco não for a parte crítica e a performance não for tão importante,
não há porque não utilizar virtualização.

> Alta disponibilidade também me interessa, mas não sei como isso
> funciona com Xen. Sobre o assunto, até agora, apenas ouvi falar um
> pouco de HeartBeat e DRBD.

Acho que é sobre o próprio mecanismo de HA do Xen [3], que o Gustavo estava
referenciando.

[1] http://www.vmware.com/products/server/
[2] http://linux-vserver.org/Welcome_to_Linux-VServer.org
[3] http://www.linuxnewmedia.com.br/noticia/xen_ganha_mecanismo_de_ha