Re: Diretório compartilhado entre usuários na mesma máquina

Em Ter, 2009-01-20 às 22:58 -0200, Clayton escreveu:
> Neste caso deve funcionar fazendo com que todos os arquivos criados
> dentro do diretório criado sejam do grupo casa, porém dependendo da
> configuração do umask determinados usuários podem ter alguns
> problemas.
>
> Imagine:
> O usuario1 cria um arquivo neste diretório:
>
> $ touch arquivo.txt
> $ ls -lh
> rwxr--r--  usuario1.casa  arquivo.txt
>
> Quando o usuário2 quizer excluir esse arquivo ele não terá permissões.
>

> 2009/1/20 Fabiano Manoel de Andrade <fabianoma@gmail.com>
> [...]

	Sim, existe esse pequeno porém. Mas acho que é a única (posso estar
errado!) forma sem usar mount+umask. Eu e um amigo criamos um script
para corrigir isso, ai vai ele.
_______________inicio_do_script_______________
# ! .bash

#Defining work directory
DIR=/home/local
cd $DIR;

local_files=`find $DIR \! -type d`;
local_dirs=`find $DIR -type d `;

for dir in $local_dirs
  do
  chgrp casa $dir;
  chmod 775 $dir;
  chmod g+s $dir;
done

for file in $local_files
  do
  chgrp casa $file;
  chmod 664 $file;
done

Talvez esse script pudesse ser colocado no cron para atualizar
automaticamente os arquivos. Nos fazíamos isso a cada vez que
terminávamos de editar os arquivos para o que o outro pudesse ter
acesso.

	Abraço.
	Fabiano.