Re: Como economizar energia no laptop?

Em Qui, 2009-01-15 às 12:41 -0200, Sávio M. Ramos escreveu:
> Olá,
>
> Comprei um portátil e desejo configura-lo para economizar energia. Toda
> a documentação que li está meio caduca...
>
> Uso Gnome da Sid.
>
> Grato.
> --
> Sávio M Ramos
> Arquiteto, Rio, RJ
> Só uso Linux desde 2000
> www.debian.org

	Olá Sávio.
	Instale o pacotes gnome-power-manager, cpufrequtis e sysfsutils.
Descubra qual o módulo associado ao seu processador. No meu caso tenho
um Dell 1525 com processador Core2Duo T7250 e preciso carregar o módulo
acpi_cpufreq. No amd64 preciso carregar o módulo powernow_k8. Edite o
arquico /etc/modules com esses módulos ficando assim:
cpufreq_conservative
cpufreq_ondemand
cpufreq_powersave
cpufreq_stats
cpufreq_userspace
acpi_cpufreq <- use o correto para seu processador.

	Edite o arquivo /etc/sysfs.conf e adicione a linha
devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_governor = powersave

	Reinicie todos os serviços necessários:
# invoke-rc.d module-init-tools restart
# invoke-rd.d cpufrequtils restart

	Acesse o painel de configuração de energia do gnome e deixe como achar
melhor.

	Abraço.
	Fabiano.

PS: Se quiser pode colocar um applet de configuração da CPU em seu
Desktop. Para isso reconfigure o pacote gnome-applets para usar SUID
# dpkg-reconfigure gnome-applets