[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Rota padrão não inicializa



Em 6/1/2009 14:10, Rodolfo Barbosa escreveu:
Allison Vollmann escreveu:
Em 6/1/2009 12:23, Rodolfo Barbosa escreveu:
Caros,

Tenho um servidor rodando ETCH e o mesmo apresenta o seguinte problema. A rota padrão, apesar de estar corretamente configurada, não inicializa após o boot da máquina. Para que a mesma funcione preciso reiniciar toda a parte de rede da máquina ou adiciona-la na mão.

Estou sem idéias sobre qual seria a causa desse problema.

Att
Olá,

Se você especificar nas configurações das interfaces (/etc/network/interfaces) o endereço de gateway, o daemon networking automaticamente adiciona a rota padrão. Se os endereços são pegos via dhcp o mesmo também deve fornecer o gateway portanto a rota padrão será automaticamente adicionado.

Vollmann, esse é o problema!

O parâmetro gateway no arquivo /etc/network/interfaces está configurado corretamente. Entretanto, no momento do boot o gateway não é "setado" (odeio quando tenho que escrever assim) e é preciso de dar um "networking restart" para que o gatway padrão apareça na tabela de roteamento.

Se fosse problema no arquivo de configuração nem reiniciando o serviço de rede da máquina o gateway padrão seria atribuindo corretamente. Não é mesmo?

Bem espero ter sido mais claro agora.

Muito obrigado
Bom,

Se reiniciando o daemon do networking ele adiciona as rotas corretamente, no boot quando o daemon inicia também deveria acontecer o mesmo, talvez até aconteça e provavelmente a rota padrão deve estar sendo removida depois que o networking é iniciado, você utiliza algum script de firewall, proxy ou algo do tipo executando durante o boot? verifique também o arquivo rc.local, se não tiver nada aconselho a iniciar em single-user em processo seletivo deixando apenas os processos principais do sistema e rede ativos, e ir "debugando" até descobrir qual processo está interferindo nisso, se não faz muito tempo que começou a sumir as rotas, então é melhor começar analisando as ultimas alterações/instalações feitas no sistema.

Se você usa algum aplicativo gráfico para configurar a rede é bom verificar se ele utiliza o networking mesmo ou um outro daemon para fazer o serviço, o networking é uma particularidade do debian (não sei se surgiu com ele), portanto alguns aplicativos possam não trabalhar com ele e ter scripts próprios, que estejam limpando as tabelas de roteamento e recriando de acordo com a configuração dos mesmos.

Abraços.


Reply to: