Re: MTA recomendado

[ Arrumando o top-post ]

On 01-01-2009 16:45, Flamarion Jorge wrote:

> Isso depende do tanto que vai ser exigido do seu MTA, na verdade nem
> depende muito disso, mas conta também.
>
> Sugestões
>
> Pessoalmente adoro o QMAIL, é non-free mas é estavel e seguro, em
> contrapartida é meio chato de instalar, mas depois pode esquecer.

	Já faz alguns meses que o qmail deixou de ser "non-free".
O djb colocou ele sob "Domínio Público":

		http://cr.yp.to/qmail/dist.html

	Sobre o pedido de sugestão do Pedro Celio, ele não precisa
de um MTA completo, pela descrição dele, ele quer reencaminhar
mensagens, então ele poderia usar algo bem mais simples como o
nullmailer ou ssmtp.

Setting up mail forwarding
  http://www.debian-administration.org/articles/63

Routing mail messages to your mailserver efficiently
  http://www.debian-administration.org/articles/397

Mail forwarding options summary
  http://www.debian-administration.org/users/tong/weblog/3

	Quando você instala o postfix (ou o exim) é possível
escolher a opção de "satélite", assim o seu MTA só reenvia
mensagens para um outro servidor. De um jeito ou de outro,
eu optaria por algo empacotado, que fosse seguro e rápido,
tanto para instalar quando para configurar. :-)

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)