Re: offtopic - cartão sd bichado?

On Sun, Dec 20, 2009 at 4:27 PM, Bruno Buys <bruno.grupos@gmail.com> wrote:
> Olá,
> Tenho um cartão micro-sd que aparece como somente 60MB de capacidade, quando
> o valor deveria ser 8GB. Após fuçar muito no cartão com editores de fs e de
> partições, só me resta pensar que o cartão está realmente bichado. Alguém
> tem alguma sugestão de alguma ferramenta power metal, que me faça recuperar
> esse cartão?

Ola, tem certeza de que esse cartão e realmente de 8GB?
Tem muito cartão de memoria por ai falsos, dizem quem tem xGB, mas na
verdade só tem alguns MB, e vendem baratinho.

Dizem os cartões de memoria, quando blocos defeituosos são detectados,
ele são descontados da capacidade máxima, reduzindo assim a capacidade
total ao longo do tempo. Quem faz isso e o controlador embutido no
cartão.

Também pode ser que o restante esteja protegido por
senha/criptografado (CPRM), uma das características dos cartões SD.
Não sei se existem programas para Linux que permita o acesso a essa
parte protegida.
Esse cartão foi comprada avulso, ou e de algum outro aparelho?

Pode obter mais informações sobre o cartão SD site
http://www.sdcard.org/
Onde também pode ser baixado um formatador, que deve funcionar somente
no windows.

Leitores USB costumam não ter acesso ao CPRM.

Pode tentar apagar os primeiros blocos do cartão com o comando
dd if=/dev/zero of=/dev/sdb bs=512 count=1
ou
badblocks -vvw /dev/sdb

--
Paulino Kenji Sato