Enviar SMS em modo texto.

Alguém conhece alguma solução para enviar SMS em modo texto?
Ví algumas coisas no Google, mas tudo que vi foi utilizando aplicativos gráficos ou nos sites das próprias operadoras. No meu caso gostaria que rodasse em modo texto, pois seria executado um script que estaria agendado na Cron que fará algumas checagens no sistema e me enviará o resultado (quando necessário por SMS).

As operadoras que poderia utilizar são NEXTEL ou VIVO

Alguém já desenvolveu algo assim?

Abraço,
Flávio