Parece que o Ubuntu se perde na hora do boot...

Olá, amigos,

Tenho uma máquina na qual rodava o Debian Lenny, o Windows XP (para agradar a esposa, que se pode fazer??????) e recentemente instalei também o Ubuntu 9.10. O Ubuntu instalou o Grub2, sobrescrevendo o Grub do Debian. Até aí, sem problemas.
O Debian e o Windows "bootam" sem problemas, mas quando vou dar boot no Ubuntu, parece que ele se perde no meio do caminho - na maioria das vezes, simplesmente não é apresentada a tela de login; uma tela totalmente preta me é mostrada e sou obrigado a dar "Reset" na máquina para poder tentar o boot novamente. Resumindo: às vezes ele entra normalmente; às vezes, a tela de login não aparece. O mesm ocorre quando saio de minha sessão para outra pessoa entrar em sua sessão... O que pode estar ocorrendo? Será um problema com o próprio Ubuntu 9.10 (sei que esta não é uma lista de discussão do Ubuntu, mas, se alguém puder me dar uma "luz", ficarei muito grato!)?