Renomear arquivos com SED

Boa tarde galera!

Seguinte:
Tenho vários diretórios onde são gerados alguns arquivos, onde o padrão deles é que terminam com a extensão ".txt", por exemplo:

banana.txt
ventilador.txt
regua.txt
arquivocomnomegrande.txt

e por aí vai.

gostaria na verdade de alguma rotina com o SED (que agisse de forma recurssiva nos diretorios que eu indicar) que somente tirasse as extensões deles, sem alterar seu conteudo, ou seja:

banana.txt ficaria banana
ventilador.txt ficaria ventilador
regua.txt ficaria regua
arquivocomnomegrande.txt ficaria arquivocomnomegrande

em resumo, seria a mesma coisa que eu fizesse manualmente o seguinte:

mv banana.txt banana
mv ventilador.txt ventilador
mv regua.txt regua
mv arquivocomnomegrande.txt arquivocomnomegrande

Como posso fazer isso?

abraço,
Flávio