Re: Ajuda para apagar disco lotado

2009/10/21 Sávio M. Ramos <savio.ramos@gmail.com>:
> Olá,
>
> O meu disco esta dividido em quatro partes: /boot , / , /home e SWAP
>
> Procurando por arquivos grandes achei dois muito estranhos:
>
> /var/log/user.log
> /var/log/syslog
>
> Cada um possui 1,2Gb de tamanho! Não posso apaga-los? Um arquivo log
> deste tamanho serve para quê?

São os logs do sistema, use o less e de uma olhada no syslog, que vai entender.
Para um desktop o syslog não e muito importante.
Pode apagar sem medo.
Mas, depois que apagar faça um
invoke-rc.d sysklogd restart

> Alguma sugestão?

Normalmente, boa parte do conteúdo do /var/log e rotacionando,
mantendo o log dos últimas 4 semanas.
Isso e feito pelo logrotate. Talvez não tenha ele instalado.
O que pode estar ocorrendo e que o logrotate nunca esta sendo rodando,
ele esta agendado para rodar todo dia as 6:25. Re-agende para uma
horário que o computador esta realmente ligado. Ou, instale o anacron,
o anacron deve rodar as tarefas independente do horário.

O /var/log/ daqui do meu desktop tem pouco mais de 88MB, e não esta
sendo rotacionado.

Se e um servidor, dependendo da função, o /var/log/ pode crescer
assustadoramente.
Se quiser monitor o que esta sendo gravado, rode um
tail -f /var/log/syslog /var/log/messages

--
Paulino Kenji Sato
http://www.nobel.com.br