Re: Ajuda para apagar disco lotado

On Wednesday 21 October 2009, Sávio M. Ramos wrote:

> No diretório /var/log nenhum arquivo possui o ano informado, veja:
>
> -rw-r----- 1 root        adm  1,2G Out 21 22:51 syslog
> -rw-r----- 1 root        adm  139K Out 18 08:49 syslog.1
> -rw-r----- 1 root        adm  1,2G Out 21 21:51 user.log
> -rw-r----- 1 root        adm   12K Out 17 21:40 user.log.1

> Note que o .1 são de 17 e 18 de outubro e minha instalação deve ter
> pelo menos dois anos...
>
> Notou o tamanho de 1,2 Gb?

Sim, mas o que está registrado nele? Você já olhou o conteudo desses logs?

Deve ter algo anormal acontecendo e sendo continuamente registrado para ele
ficar tão grande.

> Posso apagar estas geringonças?

Pode. Tem de parar o sistema de log e depois criar arquivos vazios com o mesmo
nome e reiniciar o sistema de log. Mas agora tou chutando, nunca precisei
fazer isso.

> Esta instalado sim. Faço o que com ele?

Nunca me preocupei com isso. Simplesmente está instalado e parece funcionar.
Até onde sei é ele que faz a rotação dos logs.

Aparentemente no seu caso a rotação está ocorrendo, syslog.1 e user.log.1 tem
datas muito recentes.

Não parece ser o logrotate o problema, mas sim descobrir a causa do
crescimento anormal dos seus logs.

--
And a rock feels no pain; And an island never cries.