Res: Layer 7 no lenny

Leandro,

o procedimento abaixo é um rascunho de uma apostila que estou desenvolvendo para uma instituição de treinamentos aqui em Recife. Ele foi completamente testado e está funcionando.
Meu servidor do laboratório possui duas placas de rede. A eth0 está conectada à Internet e a eth1 está conectada na rede local.

########## INICIO ##########

Bloquando/liberando tráfego com l7-filter

## Pré-requisitos ##

Descomentar a linha net.ipv4.ip_forward=1 no arquivo sysctl.conf

Instalar os pacotes abaixo para compilar o l7-filter
# aptitude install build-essential pkg-config libnetfilter-conntrack-dev libnetfilter-queue-dev

## Baixando os softwares ##
Baixar os arquivos l7-filter-userspace-versão.tar.gz e l7-protocols-data.tar.gz
Descompactá-los em /usr/src

## Instalação ##

# cd /usr/src/l7-filter-userspace-versão
# ./configure --prefix=/usr/local
# make
# make install

copiar o arquivo de configuração
cp sample-l7-filter /usr/local/etc/l7-filter.conf

* Instalar o pacote de protocols
cd /usr/src/l7-protocolos-versão
make install

## Carregando módulos necessários ##

modprobe nf_conntrack_ipv4
modprobe nf_conntrack_netlink

* Configurar o carregamento dos módulos nf_conntrack_ipv4 e nf_conntrack_netlink em /etc/modules

## Iniciando o l7-filter ##

Iniciar o l7-filter
# /usr/local/bin/l7-filter -z -f /usr/local/etc/l7-filter.conf

## Criando regras no firewall ##

# iptables -A FORWARD -j NFQUEUE --queue-num 0
# iptables -t mangle -N MSN
# iptables -t mangle -A POSTROUTING -m mark --mark 15 -j MSN
# iptables -t mangle -A MSN -o eth1 -s 192.168.10.100 -j ACCEPT
# iptables -t mangle -A MSN -o eth1 -j DROP
# iptables-save > /etc/default/iptables

## Configurar o carregamento automáticos das regras do firewall ##
Adicionar a seguinte linha na configuração da interface no arquivo /etc/network/interfaces

iface eth1 inet static
    xxxxx
    xxxxx
    up /sbin/iptables-restore /etc/iptables