Re: Correto: Kernel 2.6.31.1 : hda x sda - incompatibilidade?

Renato S. Yamane wrote:

> Um servidor com o recém lançado 2.6.31?

Olá Renato, bom dia!

Como você está? Espero que esteja a cada dia melhor!

Sim, o servidor (ele atua como gateway, proxy e firewall da rede)
está com o kernel linux versão 2.6.31.1. Como já se passou algumas
semanas de seu lançamento, optamos em atualiza-lo.

> Você provavelmente esqueceu-se de alterar o menu.lst para apontar
> para o dispositivo de boot correto.

O arquivo '/boot/grub/menu.lst' estava correto antes de descobrir
o problema... Eu também desconfiava que elee estava com alguma
inconsistência.

> Não há nada de incompatível.
>
> A partir do Kernel 2.6.19 (e não 2.6.31) os dispositivos ide são tratados como sata também: > <http://kernelnewbies.org/Linux_2_6_19#head-cdcbaa9c1b476decdc064e0a75d23d1328b1ddce>

Renato, muitíssimo obrigado pela indicação da URL. Foi através dela que
consegui resolver o problema referente ao hda VERSUS sda. A solução que
encontrei foi:

1º Selecionei a opção 'ATA/ATAPI/MFM/RLL support'. Assim, os dispositivos
IDE serão reconhecidos como hdx ao invés de sdx.

2º Desmarcar a opção 'Serial ATA (prod) and Parallel ATA (experimental)
drivers' que, anteriormente, estava selecionada.

No mais, muito obrigado Renato e a todos que puderam me ajudar.
Desejo-lhes uma excelente semana!

FÉ, SAÚDE e PAZ!

Atenciosamente,

--
Eder S. G. (JORDAN) - Contato: (32) 8869 4930
E-Mail: ederjordan@yahoo.com.br - Site: www.ederjordan.cjb.net