Cache do squid

Caros,
Essa semana tive problemas com o squid em 2 clientes, e a causa do problema foi similar nos dois casos.
Dificuldades no acesso a internet, lentidao, o squid retornando pra varios sites mensagem de erro de DNS (o DNS nao conseguiu resolver o nome ou algo pareceid).
Tirei o proxy transparente, e o acesso normalizou, nesse momento parei o squid, removi todos os arquivos do cache dele e em seguida recrie (squid -z).
Estartei o squid e tudo voltou ao nomal.
Fiz algumas pesquizas, e pra evitar ou tentar otimizar esse problemas, verifiquei que pode ser inseria das seguintes linhas no squid:

cache_swap_low 90
cache_swap_high 95

Alguem já passou por esse tipo de problema, existe mais alguma configuraçao que eu possa adicionar para melhorar a performace do cache?
Estou usando as configuraçoes default para o cache_dir, alguem sabe me dizer qual e a configuraçao default do cache do squid, o diretorio eu sei que e no /var/spool/squid3, gostaira de saber o espaço de disco e a quantidade de diretorios.

Att.

--
Leandro Moreira
Linux Administrator: LPIC-1