modem 3g zte mf100 vivo

Olá,

 Estou tentando usar o modem zte mf100 - vivo - sem sucesso.
Primeiro tentei o script do Morimoto - [0] e depois segui essa
thread - [1].

 Usando o script do Morimoto o retorno é 'modem não responde'.
A thread do Ubuntuforum usa o usb_modeswitch e uma regra no
udev para não ter que rodar o usb_modeswitch toda vez que plugar
o modem.

Não sei nada sobre o assunto, mas concluo que o modem é recolhe-
cido e a regra no udev funciona pois altera o retorno do comando
'lsusb'. O modem também alterna da cor vermelha para a verde.

 O notebook é um ThinkPad 600e e tem a versão 'testing' instalada.
Nada de Gnome ou Kde. O modem é novo e funciona no Windows.

 Alguém pode ajudar?

[0] - http://www.gdhpress.com.br/blog/script-vivo-zap/
[1] - http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1147685

 Herbert