De: Marcelo Akira <marcelo.akira@gmail.com>
Assunto: Re: dúvida file system
Para: "Fabiano Santana" <fassantanaatm@gmail.com>
Cc: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Data: Quarta-feira, 5 de Agosto de 2009, 20:03

2009/8/5 Fabiano Santana <fassantanaatm@gmail.com>:
> Porque alguém perderia tempo criando um método para corromper um sistema de
> arquivos?

Para testar algum tipo de detecção e recuperação de sistema de arquivos.

> Provavelmente você encontrará alguns bugs que atenderam as suas
> necessidades, mas acredito
> ser difícil encontrar, digamos, um comando ou algo do gênero para fazer
> isso.
> Boa sorte na sua procura!

Um comando poderia ser com o dd.

Talvez algo assim:

dd if=/dev/urandom of=/dev/sda1    (para uma partição)

ou

dd if=/dev/urandom of=/dev/sda   (para um dispositivo inteiro)

Isso não somente corromperia, mas "apagaria" todos os dados da
partição/dispositivo.

Aproveitando, o artigo da wikipedia sobre o dd está muito bom:

http://en.wikipedia.org/wiki/Dd_(Unix)

Não consigo lembrar/achar a diferença prática entre o /dev/random e o
/dev/urandom :-(

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka