compactar varios diretorios exceto um

Como eu posso compactar vários diretórios excluindo apenas um diretório?
Por exemplo:

preciso compactar o /home/evaldo todo, mas nao quero compactar o /home/evaldo/bin.

Estou fazendo assim:

dia=`date +%d%m%Y`
backup="$dia.tgz"
diretorios="/home/evaldo"

tar Ppcvzf /home/back/backup$backup $diretorios

Obrigado!

-
Atenciosamente:
 Evaldo Avelar Marques
 Desenvolvedor
 Debian GNU/Linux. Pelo Prazer de ser Livre

 Linux User: 476741
     .~.
    / v \
  / (   ) \
  ^^-^^

Esta mensagem pode conter informação confidencial e/ou privilegiada. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esta mensagem, não pode usar, copiar, ou divulgar as informações nela contidas ou tomar qualquer ação baseada nestas informações. Se você recebeu esta mensagem por engano, por favor, avise imediatamente o remetente, respondendo o e-mail e em seguida, apague-o.
Agradeço sua cooperação.