GRUB fazendo confusão com meus discos

Boa tarde pessoal,

Eu instalei, novamente, o Debian em meu Acer Aspire One, através do pen drive.
A instalação segue normal, porém no fim, na hora de instalar o grub ele reconhece meu HD do notebook como sdb, e faz uma confusão danada depois do grub instalado, pois tenta carregar o root como /dev/sdbX e não /dev/sdaX como deveria.
Fiz a instalação por mais de uma vez para verificar se o problema persistia e de fato persiste.
Bacana, até ai tudo bem, carrego o sistema ajustando a linha do kernel e do initird no grub.
Mas toda vez que atualizo para um kernel mais novo e o sistema escreve novamente no grub ele torna a colocar todos os dispositivos como sdb, e acontece a confusão novamente.
Existe um lugar, depois de o sistema instalado, onde eu possa ajustar isso, ou seje, dizer ao grub que meu root não está no sdb e sim no sda, para que da próxima vez que eu atualize o kernel ele não bagunce tudo novamente... e pior me faça perder um tempo para ajustar as letras dos dispositivos caso eu queira carregar outro sistema que esteja instalado além do Debian?

Obrigado

Flamarion Jorge

http://br.maisbuscados.yahoo.com