[OFFTOPIC] Pegar endereço mac a partir de um aplicativo ou applet Java

Olá todos,

Eu tenho um controle de equipamentos na rede o qual para conceder a
permissão de acesso eu preciso que o usuário me informe o endereço MAC
de sua placa de rede.

Atualmente ele tem duas opções: Ou traz o equipamento até minha sala,
onde eu mesmo pego a informação; ou ele segue um roteiro passo a passo
para conseguir encontrar estas informações e me encaminhar via
formulário próprio.

Pensei em criar um applet Java que rodasse automaticamente neste
formulário e já pegasse estas informações para mim. Só que meu último
contato com Java foram naquelas traumaticas aulas de desenvolvimento
de sistemas distribuídos na graduação, o que ocorreu há 5 anos atrás.

Eu gostaria de não depender do usuário seguir um passo-a-passo visto
que há muitos leigos que não conseguem fazer isso nem se pegar "pegar
na mãozinha" e ajudar com o mouse. O motivo de ser Java é porque
recebo muitos equipamentos variados (de smartphone a notebooks e até
desktops) em idiomas dos mais estranhos (Russo, chinês, alemão,
frances, árabe etc) e com sistemas operacionais mais variados ainda
(Windows, mac os, OS/2, Linux e até uma coisa com BeOS, mas o dono
devia ter proado da erva antes de viajar). Só Deus para lembrar as
combinações existentes entre tantas variáveis.

Eu já procurei nos livros que guardei na esperança de um dia passar a
gostar de Java, mas não achei nada que pudesse me ajudar - nem a
gostar da linguagem e nem para conseguir o mac.

Alguém pode me dar um help? Só preciso pegar o endereço mac da placa
de rede e o IP, nada mais.

GRato.
--
Welington Rodrigues Braga

"Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém
não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém
não destruídos;" - 2Co 4:8,9