Re: Instalação Nova

On 04-07-2009 13:45, Ricardo Esdra wrote:
> Boa tarde a todos, vou fazer uma instalação do Debian aqui em casa
> e gostaria de tirar algumas duvidas, já andei lendo sobre LVM mas não
> sanei minhas duvidas.

> Estou pensando em usar o LVM, nunca instalei desta forma, sempre
> instalei com uma partição normal e criava elas manualmente ao meu
> gosto.

	Isso não muda, você continua criando "tudo" ao seu gosto. :)

> Usando LVM,
> eu tenho que criar partições primária e estendida também? vou ter
> mais de 5 partições.
> através do próprio instalador do debian quando chegar na parte do
> particionamento ele me deixará destinar as partições?

	Sim, você continua criando partições primárias e estendidas,
isso ainda faz parte do tipo de tabela de partição do disco, que no
caso do i386/amd64 é o "estilo msdos". :-)

	No Guia de Instalação você encontra bastante informação
sobre a parte de particionamento, em especial aqui:

http://www.debian.org/releases/stable/i386/ch06s03.html.pt_BR#di-partition

	Do ponto de vista mais prático, o que você pode fazer, por
exemplo, é criar 4 partições primárias:

#1 /boot
#2 swap
#3 /
#4 LVM

	Para a quarta partição primária quando você for selecionar
o tipo de "sistema de arquivos", ao invés de escolher ext3 ou XFS
você escolhe LVM, daí o particionador libera uma opção para
gerenciar volumes lógicos, você cria uma VG e depois cria uma LV,
as LVs são como as partições do disco que você poderá usar como
pontos de montagem, ou seja, dentro da VG você terá várias LVs de
forma _similar_ a uma partição estendida com unidades lógicas, só
que com as vantagens de usar LVM.

	Veja mais informações no LVM HOWTO:

		http://tldp.org/HOWTO/LVM-HOWTO/

Abraço,