Midias USB não montam automaticamente

Fala povo,
Estou com uma instalação de debian lenny usando o kde 3.5.10. O kernel é o 2.6.29 dos backports. O problema é que as mídias usb não fazem o kde pipocar aquela janela "New media found, bla bla bla...", e "Open in new window". Eu consigo montar o dispositivo manualmente, ou seja, a midia usb tem um dispositivo em /dev. O problema é a funcionalidade do kde, mesmo.
Pesquisei e encontrei esse tópico semelhante http://lists.debian.org/debian-user/2007/12/msg00834.html. Só que não há solução. Além disso, no caso do OP o hal estava rodando, no meu não está. E eu não faço idéia porque, nem sei como fazê-lo rodar. No Control Center em modo administrador, ele está configurado para iniciar no boot.
Valeu!

Bruno