[Fora de Escopo] Relógio de Ponto com leitor biométrico

Olá,

      Estou pensando em fazer um relógio de ponto com leitor biométrico
(digital dos dedos) em Python sobre Linux, mas alguém sabe se já existe
alguma alternativa e/ou projeto iniciado?

      Caso não tenha nada nesse sentido, existe alguma biblioteca em
Python que interaja com leitores biométricos e compare uma leitura com
várias outras (os 10 dedos de dezenas de funcionários) e me retorne um
código que identifique a quem pertence essa digital lida?

      Hoje uso meu dedo indicador direito no notebook e funciona muito
bem para abrir a seção do Gnome e senha de root, mas somente uso, e é
ruim, daqueles de passar o dedo, não programei uma linha sequer ainda, e
pretendo expandir isso para os leitores externos USB, alguma dica?

[]'s
         Junior Polegato