Re: [OFF TOPIC] cloud computing: seria o fim do Debian no meu desktop ????

Paulo de Souza Lima escreveu:
--- Em *qua, 20/5/09, Ricardo Esdra /<riesdra@gmail.com>/* escreveu:

    De: Ricardo Esdra <riesdra@gmail.com>
    Assunto: Re: [OFF TOPIC] cloud computing: seria o fim do Debian no
    meu desktop ????
    Para: "dup" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
    Data: Quarta-feira, 20 de Maio de 2009, 21:51

    Welington R. Braga escreveu:
    > Cloud computing é um delírio que não se tornará realidade no desktop
    > da grande maioria dos usuários. Pelo menos nos próximos 5 anos ou
    > mais.
    > Não que seja adivinho ou profeta, mas ainda há muito o que
    amadurecer
    > quanto a esta idéia.
    >
    > 2009/5/20 Tatui <mlaia@yahoo.com </mc/compose?to=mlaia@yahoo.com>>:
> eu também concordo com o Wellington, não acho que vire esta febre
    que tanto estão publicando, em tão pouco tempo.

-- ##############################################
    #              Ricardo Esdra                 #
    #                                            #
    #          linux user n° 446011              #
    ##############################################

Eu concordo com ambos. É a velha história entre o que vem primeiro: os custos ou a segurança? Nós já utilizamos várias aplicações em "cloud computing", como os vários serviços do Google. Mas não acredito que uma empresa, principalmente de grande porte, colocaria dados estratégicos e confidenciais nas mãos de terceiros. O custo da decisão pode ser muito maior do que a economia gerada. O risco é grande e um CIO não colocaria o dele na reta sozinho. Acredito, sim, que aplicações de menos risco poderiam ser utilizadas pelas empresas, como aplicativos de escritório mas, daí a dizer que o S.O. vai desaparecer dos computadores já é viajar demais na maionese...

“O futuro é Open Source”
Keith Curtis - ex-desenvolvedor da Microsoft

Paulo de Souza Lima
Curitiba/PR
Linux User 432358

Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/> - Celebridades <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/> - Música <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/> - Esportes <http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>

Ontem mesmo estava lendo um documento da Sun sobre a tal "computação em nuvens", queria entender o conceito.

Como já sou véio de guerra em informática, principalmente microinformatica (lá se vão 35 anos!), no meu entendimento é mais um esforço das grandes corporações em retornar aos velhos tempos dos mainframes, onde os usuarios só tinham acesso ao sistema via terminais burros, e tudo o mais era centralizado. Do ponto de vista do administrador, uma beleza, mas do ponto de vista do usuario, um baita gargalo. Tentasse você convencer o pessoal do suporte da tua necessidade específica num determinado aplicativo (tá certo, ainda hoje é complicado qdo v. necessita de um novo aplicativo).

A Microsoft é uma que a muito tempo quer se livrar de vender software, é muito mais negócio vender serviço. Alugar o uso do msoffice, ao invés de vende-lo. A internet vai se transformar num grande meio para a venda de assinaturas de software de acesso remoto.

Não sou totalmente contra e nem totalmente a favor. O lado negativo será a formação de oligopólios de software mais fortes ainda, com o usuário ficando a mercê das vontades de quem mais lucra com isso.

No documento da Sun, o quesito segurança é abordado, e, claro, a Sun propõe uma solução, caso você esteja preocupado com a confidencialidade de teus dados (quem não está?): montar teu próprio datacenter, claro que com servidores Sun, arquitetar tua "nuvem" e, de quebra, vender serviços do datacenter para os interessados.

Com o software livre e software gratuito, quem vai querer pagar por esta nova tecnologia? Para as grandes empresas, que ja tem uma estrutura de datacenter e aplicativos "em nuvem", será apenas uma questão de ênfase ou não neste tipo de solução. Hoje em dia com os clusters formados com máquinas relativamente baratas e virtualização, não é difícil e nem caro montar uma estrutura de mainframe e terminais burros. Eu estou longe das grandes corporações, então nada sei sobre as soluções que estão sendo adotadas por aí, meu negócio é mais embaixo.

Vinicius
usuario linux a pelo menos 10 anos