Re: Compartilhamento de Arquivos

você está em um domínio? se sim verifica se seu debian está configurado no domínio tb....

se sim....lá no samba tem um parte que vc adiciona o nome do domínio.........e ai vc poderá iniciar o compartilhamento....

eu configurei meu notebook aqui pra pessoas do mesmo Grupo de Trabalho "GRUPO" a acessarem minha pasta de episodios de naruto....hehehe...aqui no trampo só estamos em grupo de trabalho..não temos um domínio.....e funcionou perfeitamente......

2009/5/18 Felipe Augusto van de Wiel (faw) <faw@funlabs.org>

On 14-05-2009 17:47, Marcelo Buess wrote:
> Senhores(as),
>
> Mais uma vez estou aqui para pedir ajuda (nem sei se é aqui que devo
> postar essa dúvida).

       A dúvida é bem específica de Samba, mas a d-u-p é uma
lista de ajuda pra usuários Debian, de certa forma o escopo
dela é relativamente amplo. :-)

> [...]
> procedimentos:
>
> - Instalei o SAMBA <apt-get install samba>;
> - Criei os usuários na máquina <add user nome_do_usuário>;
> - Criei alguns grupos (intrasae, imagens-so, portalj, portalw) <add
> group nome_do_grupo>;
> - Coloquei cada usuário nos seus respectivos grupos <vim /etc/group>;
> - Editei o arquivo de configuração do samba (smb.conf) e deixei conforme
> abaixo (este arquivo é o original que vem na instalação com apenas
> algumas modificações). Para diminuir vou tirar o que estava em comentários:

[...]

> #======================= Share Definitions =======================
> [...]

       Com essas permissões (777) todos têm acesso a tudo, você
não tem restrição algum de quem pode ler/escrever.

> - Reinicializei o samba </etc/init.d/samba restart>;
> - Acessei o compartilhamento do Linux de uma estação Windows XP
> (iniciar, executar, \\IP_servidor\nome_compartilhamento);

       Você precisa adicionar os usuários do sistema no Samba,
usando "smbpasswd -a".

> O que acontece é que não consego fazer com que somente as pessoas de
> determinado grupo acesse os seus respectivos compartilhamentos. Gostaria
> também de que, quando alguém criar algum diretório/arquivo este ficasse
> com a seguinte permissão:
>
> rxwrwxr-- usuário:grupo_usuários nome_arquivo/diretório

       Para diretório é 775
       Para arquivo é 664

> Ou seja:
>
> - Usuário (dono): Acesso total
> - Grupo: Acesso total
> - Demais: somente leitura
>
> Tem como?

       Tem, você tem que mudar seus parâmetros e adicionar
os usuários do sistema no Samba.

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)