Sobre SPAM na lista (era: Re: MENSAGEM DE ATENÇÃO DA POLICIA MILITAR)

On 03-05-2009 11:56, tombs wrote:
> 2009/5/3 Nelson Moreno Machado <nelson.moreno.machado@gmail.com
> <mailto:nelson.moreno.machado@gmail.com>>
>
>     RECADO DA POLÍCIA MILITAR

[...]

> Os "bandidos" usam debian para fazer isso?
>
> #Essa lista esta precisando de moderacao urgente!!

	Há vários itens importantes aqui, o primeiro deles é
que acho que já ficou claro pra maioria da lista é que não há
e não haverá moderação no sentido esperado de "bloqueio das
mensagens". As listas do Debian são abertas e há vários de
nós que defendem que elas continuem assim.

	Apenas gostaria de registrar um ponto que talvez não
fique claro pra algumas pessoas, eu só recebi o SPAM da
Polícia Militar porque *você* respondeu ele e fez "full quote"
do texto, o meu filtro anti-spam tinha pego e descartado a
mensagem, o efeito colateral da sua resposta foi duplicar o
SPAM nos arquivos e ainda me fazer lê-lo (o que provavelmente
deve ter afetado várias outras pessoas).

	Não responda SPAM, simplesmente acesse o arquivo e
clique no botão 'Report as spam'. Recentemente os listmasters
divulgaram novos mecanismos pra ajudar a limpar os arquivos.

	A remoção de SPAM é feita em 3 estágios:
1) uma mensagem que é SPAM deve ser reportada por várias pessoas
   usando o botão "Report as spam" que aparece no top de cada
   mensagem no arquivo.
2) isso precisa ser revisto por vários DDs (usando novas
   ferramentas)
3) a remoção propriamente dita

	O pessoal do Debian Installer está coordenando para
manter os arquivos da lista deles limpos, aqui estão os detalhes:

   http://wiki.debian.org/DebianInstaller/SpamClean

	Eles pretendem adicionar nome/apelido/iniciais para cada
pessoas que revisa um mês, e a idéia é que 3 ou 4 pessoas pra cada
mês sejam suficiente. Daí são necessários DDs, eu não sei se temos
alguém fazendo isso para a d-u-p, mas podemos procurá-los. :-)

	Os 3 passos são necessários porque há vários falso-positivos
de mensagens válidas relatadas como SPAM. Abaixo mais informações
sobre as ferramentas de limpeza:

http://lists.debian.org/debian-devel-announce/2009/04/msg00012.html
Veja: RFH: Removing spam from the listarchive)
http://wiki.debian.org/Teams/ListMaster/ListArchiveSpam

Abraço,
- --
Felipe Augusto van de Wiel (faw)