Gnome-settings-daemon aparentemente não inicia

Quando eu inicio a sessão usando GNOME, ele fica carregando um tempão e depois aparece um alert, falando que ele não conseguiu conectar-se ao gnome-settings-daemon.

A mensagem é a seguinte:
"
Ocorreu um erro ao iniciar o Gerenciador de Configurações do GNOME.

Algumas configurações, como tema, sons ou papel de fundo, podem não funcionar corretamente.

A mensagem de erro foi:

Did not receive a reply. Possible causes include: the remote application did not send a reply, the message bus security policy blocked the reply, the reply timeout expired, or the network connection was broken.

O GNOME tentará iniciar o Gerenciador de Configurações na próxima vez que for iniciado.
"

A partir daí, tudo aparece certinho, mas nenhum botão da interface funciona. Nem mesmo alt+f2. Eu só consigo mexer nele, pq dá pra clicar com o botão direito no desktop e criar um atalho para o gnome-terminal.

Se eu tento executar o daemon na mão, a partir daí, eu ganho esse erro:
"
rafael@Zeratul:~$ gnome-settings-daemon --debug

** (gnome-settings-daemon:5903): WARNING **: Failed to acquire org.gnome.SettingsDaemon

** (gnome-settings-daemon:5903): WARNING **: Could not acquire name
** (gnome-settings-daemon:5903): DEBUG: SettingsDaemon finished
"

Alguma idéia? Eu já conferi o localhost e a interface lo, e ambos funcionam.