Mini aplicativo para parar, iniciar e reiniciar o Mysql e o Apache

Olá, gostaria de saber se existe algum mini aplicativo (tray icon) que permita iniciar/parar/reiniciar o Mysql e o Apache. O meu Debian está configurado para inicar o Mysql no boot, mas como eu uso o Mysql somente em um programa, e meu Notebook é lento, gostaria de iniciar esse serviço somente quando o programa fosse iniciado e para-lo quando fechar o programa. Sei que existe a possibilidade de fazer isso pelo terminal, mas acho um pouco "desconfortavel", além de ter que decorar o comando.