Re: Suporte a impressoras no Linux

Erick Andrade escreveu:
Pessoal, andei um tempo sumido dos computadores, e agora voltei prestando um concurso.

Vejam, uma das perguntas pedia para assinalar a resposta INCORRETA, e de acordo com o gabarito,
a resposta incorreta foi esta:

--
43 No que concerne ao ambiente Linux, assinale a opção incorreta.

C - Uma das limitações ao uso de Linux é a falta de suporte a
certos tipos de hardware, como escâner, câmeras digitais e
algumas impressoras, além da dificuldade de manutenção.
--

Vejam, é uma pergunta da Cespe, e como a maioria delas, muito duvidosa.

Sobre a "falta de suporte a certos tipos de hardware, como scanner, cameras digitais.." eu não vejo problema, pois ele cita esses periféricos no geral, e no geral, eles têm suporte, logo, isso está incorreto.

Sobre a dificuldade de manutenção, é muito interpretável, e pretendo entrar com recurso em relação a esse item, pois, justamente por isso é que tem aparecido tantas distros com o compromisso de facilitar a experiencia do usuário com o pinguim e seus utilitários, além de ser uma afirmação totalmente subjetiva.

Ou alguém afirma que a dificuldade de manutenção do Linux nao tem sido uma limitação aos usuários? Apesar de
muita coisa ter sido e ainda estar sendo feita pra resolver isso.

Agora, algo que ainda tenho esperança pra anular a questão é a afirmação sobre as impressoras, ja que, em relação a scanner e cameras digitais, a alternativa enfatiza o geral, mas em impressoras, ela cita "algumas impressoras".

Entao espero que ainda existam impressoras sem suporte no Linux, apesar de nao estar informado a quantas anda o processo.
Pelo que pesquisei, isso ja evoluiu bastante.

Alguem sabe me dizer se existem muitas impressoras, ou no minimo algumas, que ainda nao funcionem no Linux?

Obrigado a todos,
Até mais.

--
Erick
Olá Erick.

Eu achei esta questão bem duvidosa, parecia estar sub-julgando o Linux, mas, você tem que levar em consideração, que grande parte das impressoras vem com drivers somente para Linux ou MacOS, eu por exemplo, estou tendo dificuldades de adicionar uma Canon em meu Linux, mesmo já tendo feito o arquivo PPD, isso para um usuário leigo e preguiçosa é uma barreira gigantesca, ainda mais se foi educado no sistema do "Next, Next, Finish". Por outro lado, distribuições que estão cada vez mais se aproximando do Desktop perfeito, como o Ubuntu, já vêm com uma variedade gigantesca de Drivers de impressoras e outros dispositivos, ou seja, as chances de você ter uma impressora que não seja suportada pelo Linux são ínfimas. Tratando-se de um concurso para TI, uma pergunta destas, está no mínimo chamando os candidatos de analfabetos, desculpem minha sinceridade.

Atenciosamente,
Allan Carvalho

!DSPAM:49c2814b211431237685267!