Demora na inicialização

Olá, sou iniciante em Linux e tenho instalado na minha maquina o debian 5.0 lenny em dual boot com o Windows XP ( que não uso, é só pro meu irmão) e hoje quando inicializei a maquina o boot parou numa parte em que tava escrito "Activating swap" ou algo parecido. Não sei se pode ser algum vacilo meu durante a instalação na hora de criar a partição swap, que criei no final e quando comecei a estudar Linux vi que é mais viável criar a swap primeiro que o / e o /home. Mas depois de resetar a maquina algumas vezes o debian iniciou normal. Mas não sei se pode acontecer de novo... Isso é normal ou tem como ser evitado?
Agradeço qualquer ajuda...
Obrigado
--
André Luiz Fraga Moreira