bonobo-activation

Vejam que erro estranho: ajustei meu .profile para incluir uma variavel de ambiente para utilizar o Matlab. Meu .profile contém o seguinte:

export MATLABDIR=/usr/local/matlab
export LD_LIBRARY_PATH=$MATLABDIR/sys/os/glnx86:$MATLABDIR/bin/glnx86:$MATLABDIR/sys/java/jre/glnx86/jre1.5.0/lib/i386/native_threads:$MATLABDIR/sys/java/jre/glnx86/jre1.5.0/lib/i386/server:$MATLABDIR/sys/java/jre/glnx86/jre1.5.0/lib/i386:

Tudo isso é uma linha só. Porém, simplesmente ao logar no Gnome obtenho uma caixa de diálogo com a mensagem "could not register with the bonobo-activation ... etc". E simplesmente o Gnome não funciona (i.e., não aparece o painel, não funcionam os atalhos, enfim, nada). Daí a solução é ctrl+alt+bkspace, ir ao prompt, remover a variável do .profile e logar novamente. Daí tudo funciona.

O estranho é que se eu colocar um nome errado na listagem de diretórios para a qual esta variável aponta, isto é, um diretório que não existe, tudo funciona normalmente.
Encontrei várias coisas na internet sobre o assunto, mas todos eles com causas diferentes e soluções as mais improváveis para o meu caso.

Alguma idéia?

Uso Lenny, kernel 2.6.26-1-686, laptop Toshiba Satellite A300.

[]'s
G.Paulo.