Re: Compartilhamento de pasta

Em Sun, 1 Mar 2009 13:11:07 -0300
João Olavo Baião de Vasconcelos <joaoolavo@gmail.com> escreveu:

> Modo correto: crie um grupo, inclua os referidos usuários nesse
> grupo, mude o grupo que é dono desse diretório para o grupo criado e
> dê permissão de leitura, escrita e execução a esse grupo nesse
> diretório NossaPasta. Sugiro usar o grupo 'users', que já deve
> existir no seu sistema.

Com isto não é possível que a pessoa "a" crie um arquivo e a pessoa "b"
edite o tal arquivo. Já tentei esta solução e postei o resultado na
lista há um tempo atrás. Veio uma resposta do Fabiano Manoel de Andrade
assim:

	"Olá.

	Conversando com o administrador da rede do meu trabalho o cara me deu a
seguinte dica.

Na debian por default cada usuário tem seu grupo, ao qual só ele
pertence. Se for assim, configure o umask default dos usuários para
007. Dessa maneira todos os arquivos terão todas as permissões para o
grupo. No diretório coletivo eles pertecerão ao grupo local, e todos
terão acesso. Fora vão pertencer ao grupo do usuário, que tem só ele,
portanto a permissão de escrita não vai prejudicar a segurança.

Esse método não funciona se os usuários moverem arquivos para o
diretório; eles têm sempre que criar lá dentro ou copiar, nunca mover.

	Para usar essa dica seria necessário editar o arquivo /etc/profile e
mudar o umask padrão ou lembrar o usuário de sempre mudar seu umask
quando for colocar coisas nesse diretório coletivo."

--
Sávio M Ramos
Arquiteto, Rio, RJ