Re: mudar de arquitetura depois de intalado

On 20-02-2009 10:45, Allison Vollmann wrote:
> Lógico, você precisa conhecer bem o seu sistema e o que tem instalado.

	Claro, mas isso não muda o fato de que *não* é possível
mudar uma instalação que está em amd64 para i386 e vice-versa
com um simples 'aptitude full-upgrade'.

> No seu caso acredito que você nem chegou a instalar a executar a versão
> amd64 do kernel por isso não trocou a arquitetura, alterando a
> arquitetura do dpkg, todos os pacotes instalados no sistema via
> (apt/aptitude/dpkg) irão receber a nova arquitetura no parâmetro CFLAGS
> do make e serão compilados para a arquitetura correta caso tenham
> suporte, bastaria apenas reinstalar esses pacotes.

	Allison, me perdoe por ser indelicado, mas por favor,
pare de falar besteira. Eu acredito que conheço o suficiente
de construção de pacotes e da arquitetura do Debian pra saber
o que estou falando.

	Você pode instalar o kernel amd64, se sua instalação
de sistema é i386, a libc continuará relatando sua arquitetura
como sendo i386.

	E não é o *meu* caso, quem fez a pergunta foi o Airton,
e ele pode até testar a sua idéia só pra comprar que ela não
funcionará. Na verdade, eu não acho que *você* tenha testado a
sua idéia.

> O grau de risco não é tão alto uma vez que os aplicativos 32bits iriam
> executar normalmente, agora se for um servidor em produção é outra
> coisa. Uma vez instalado todos os aplicativos com suporte a 64bits com a
> arquitetura corrente, o sistema ficaria igual se fosse instalado na
> mesma arquitetura desde o príncipio.

	*Não*, *não* ficaria. O sistema do apt não seria capaz
de fazer essa mudança "a quente", por causa da cadeia de
dependência envolvida no processo e na forma como a libc relata
qual é a arquitetura corrente.

	Há um [1]link que contém o processo pra fazer a
atualização que eles chamam de "in place", como você vai ver,
há vários alertas de problemas além do passo-a-passo não ser
um trivial "aptitude full-upgrade".

  1. http://teddyb.org/~rlpowell/hobbies/debian_arch_up/
     http://www.digitalkingdom.org/~rlpowell/hobbies/debian_arch_up/index.html

	Se tirar um tempo pra ler o link acima, você vai notar
que um dos primeiros itens é a instalação de uma libc compilada
para amd64 com suporte a i386 e isso não é algo que será feito
automaticamente, veja o comando:

dpkg --force-depends --force-architecture --force-overwrite -i libc6-i386_2.5-9_amd64.deb

	Veja os comentários na lista debian-amd64 sobre o
procedimento descrito no link acima:

  http://lists.debian.org/debian-amd64/2008/02/msg00117.html

   	E veja a própria "thread" onde recomenda-se fazer
uma instalação limpa já que a relação custo vs. benefício é,
no mínimo, questionável.

  http://lists.debian.org/debian-amd64/2008/02/msg00102.html

Abraço,
- --